Essa IST é uma das ISTs de maior incidência no mundo, comprometendo milhões de pessoas anualmente. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode levar a danos à saúde. A seguir, exploraremos os principais sintomas, formas de transmissão, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma doença causada por bactéria que afeta especialmente as mucosas do sistema urinário, incluindo canal urinário, cérvix, reto e faringe. Mesmo que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear problemas de saúde significativos.
Como Identificar a Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores obter mais informações típicos incluem:
Nos Homens:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Em Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, desencadeando corrimento e prurido.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo diferentes tipos de contato íntimo. Outro fator relevante, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, provocando conjuntivite neonatal.
Como Identificar a Gonorreia?
A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, como:
Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Detecção genética da bactéria: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.